O que gestão da informação tem a ver com transição energética

Tecnologias digitais são apenas as ferramentas no processo de transição energética. A informação que você possui e o que você faz com ela que é importante

Muito se tem falado sobre a transição energética. O termo se refere à mudança do setor de energia global de sistemas baseados em combustíveis fósseis de produção de energia para fontes de energia renováveis ​​como eólica, das ondas e solar.

Embora a transição energética seja inevitável, os combustíveis à base de hidrocarbonetos e a velocidade com que podemos explorá-los serão parte integrante dessa transição e da economia mundial. E, por causa disso, em toda a cadeia de valor de energia, os projetos de capital precisarão ser concluídos no prazo e dentro do orçamento. As operações precisarão manter os ativos críticos em execução e manutenção. Saúde, segurança e conformidade ambiental continuarão a ser de extrema importância.

As empresas em toda a cadeia de valor de energia precisarão capturar, organizar, integrar, proteger, governar e trocar informações como em nenhum outro momento na história do setor de energia.

Referindo-se à transição energética, Bain & Co disse que “os setores sob maior pressão para mudar são os mesmos que têm a experiência e a organização necessárias para transformar o uso mundial de energia e recursos”.

Na verdade, eu poderia dar um passo adiante e dizer que essas indústrias são as únicas com o alcance global existente e os recursos necessários. Não há dúvida de que estamos testemunhando uma tendência acelerada para o uso de energias renováveis, mas, mesmo com nossos melhores esforços, simplesmente não seremos capazes de atender à demanda crescente apenas com energias renováveis. Há uma estimativa que a população global seja de 9,7 bilhões em 2050 – 25% a mais do que é hoje. Isso é muito mais bocas para alimentar e recursos de energia para consumir.

De acordo com a Irena, a transição energética acontecerá por meio do uso de ‘tecnologia da informação e tecnologias inteligentes’. 

Os dados são o novo petróleo

Às vezes me pergunto se o The Economist fez algum tipo de aposta para ver se poderia criar o clichê mais usado no mundo ao dizer que “os dados são o novo petróleo“. No entanto, parece bastante apropriado usarmos este termo aqui.

A transição de energia e sua escala serão como nenhuma transformação de energia foi antes. Há um papel fundamental para as tecnologias digitais na substituição e automação de processos anteriormente físicos e manuais. Claro, as tecnologias digitais são apenas as ferramentas. A informação que você possui e o que você faz com ela que é importante.

As empresas de energia e outros segmentos deverão saber como capturar, administrar e trocar informações com fornecedores e clientes em escala global. Isto será fundamental num curto espaço de tempo. Será a única maneira de garantir a transição para um ambiente energético acessível, disponível, sustentável e inclusivo.

Roberto Regente Jr., é vice-presidente da OpenText para América Latina e Caribe

Leia também
Abrir Whatsapp
Precisa de Ajuda?
Olá! posso te ajudar?