Pioneira no setor elétrico, Neoenergia lança plataforma que indica pontos para novas conexões de geração distribuída
Geração de energia elétrica próxima ou junto ao cliente é a essência da geração distribuída (GD), uma modalidade em constante crescimento no país. Foi considerando essa tendência que a Neoenergia pioneiramente desenvolveu o GODEL Conecta, sistema com tecnologia própria da companhia para avaliação da capacidade da rede elétricaem acomodar novas conexões de geradores distribuídos. Em uma plataforma online, projetistas e integradores podem através do CPF e das coordenadas geográficas terem a indicação do ponto de conexão mais adequado para seu o seu novo projeto.
A transparência e a eficiência são elementos essenciais dessa tecnologia, que facilita o processo de elaboração dos projetos de GD. A plataforma apresenta ao cliente um mapa de disponibilidade que indica pontos livres para a conexão imediata de um novo gerador. Com o GODEL Conecta, os integradores também têm a capacidade de verificar se obras de reforço são necessárias, contribuindo para um projeto mais adequado à realidade de conexão ao sistema de distribuição da concessionária de energia. Além disso, o GODEL Conecta concede maior autonomia aos integradores de geração distribuída em suas prospecções, agilizando e tornando mais transparente o processo de conexão.
José Antonio Brito, gerente corporativo de Pesquisa & Desenvolvimento da Neoenergia, destaca: “O GODEL Conecta representa um marco na busca contínua da Neoenergia por inovação e eficiência, colocando o cliente no centro de nossa atuação. Com essa plataforma pioneira, estamos promovendo maior transparência e autonomia, otimizando a análise e reduzindo o tempo de resposta aos clientes. A Neoenergia continua transformando o setor elétrico brasileiro, oferecendo soluções avançadas para os clientes”.
O GODEL Conecta aprimora a análise da distribuidora, reduzindo o tempo de resposta para clientes que desejam instalar sua geração distribuída em uma das áreas de concessão da empresa, que atua em quatro estados brasileiros e no Distrito Federal.
Esse novo sistema permite aos clientes da Neoenergia realizar uma análise preliminar e prospecção, que passará por uma avaliação técnica posterior da distribuidora de energia para garantir o atendimento no ponto desejado.
A tecnologia foi desenvolvida através do programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação regulado pela ANEEL.