Patrocinado
Conteúdo produzido por OnixSat/OnixTec e Inmarsat
17 de março de 2021

BGAN M2M para monitoramento e controle do religador

Melhore o tempo de disponibilidade do serviço e reduza custos operacionais com conectividade via satélite.

EXEMPLO DE APLICAÇÃO:

CEMIG

A Cemig é a maior empresa de energia elétrica integrada no Brasil, com 83 usinas e participações em quase 200 empresas e consórcios em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal. Um dos principais problemas que a Cemig enfrenta como empresa de distribuição de energia elétrica é melhorar o desempenho da conectividade celular em áreas remotas de Minas Gerais. Embora o estado possua grandes cidades, como Belo Horizonte, também é composto por áreas muito remotas com menor densidade populacional.

No caso de ocorrer um incidente com o sistema elétrico, a Cemig utiliza religadores que testam a rede de distribuição de média tensão automaticamente, interrompendo a energia elétrica em caso de problemas e restaurando o fornecimento caso detecte que o problema tenha sido eliminado.

A OnixSat/OnixTec e a Inmarsat desenvolveram uma solução baseada em conectividade via satélite para permitir à Cemig aumentar a disponibilidade e melhorar o controle remoto de religadores. A solução utiliza um conversor serial/ethernet e o terminal BGAN 9502 da Hughes para conectar os religadores à rede de satélites de banda ultraconfiável da Inmarsat, a fim de garantir a eficácia dos comandos emitidos aos religadores pelo Centro de Operação da Cemig.

A colaboração entre a OnixSat/OnixTec e a Inmarsat produziu resultados impressionantes para a Cemig. Antes da implantação da solução, a Cemig tinha uma disponibilidade efetiva de controle remoto sobre os religadores no projeto de religadores remotos de menos de 90%. Após a implantação da solução da Inmarsat e da OnixSat/OnixTec, esse indicador mostra atualmente uma média de 98% nos pontos em que foi instalada a comunicação via satélite.

“Agora raramente enviamos equipes para áreas remotas,
onde a solução de comunicação via satélite foi instalada”.

Flavio Henrique Martins Vieira, Cemig.

 

São muitas as novas tecnologias de medição, comunicações e controle que agora estão contribuindo para a rede inteligente moderna, mas os três principais aplicativos são:

– Religadores automatizados centralizados;

– Infraestrutura avançada de medição (AMI);

– Automação de subestação.

Religadores automatizados centralizados são indiscutivelmente o aplicativo da rede inteligente mais importante, pois permitem que as empresas de serviços públicos detectem e interrompam as correntes no caso de uma falha, dando-lhes as ferramentas para reconfigurar automaticamente a rede para isolar falhas e restaurar o fornecimento.

Deste modo, isso pode ajudar a manter a continuidade máxima do serviço e minimizar os cortes, o que é fundamental se eles quiserem melhorar consistentemente a qualidade do serviço para os usuários finais.

Essas tecnologias são habilitadas por sistemas de supervisão e controle (SCADA), que proporcionam um sistema de ponta a ponta que adquire dados de campo por meio de Unidades Terminais Remotas (UTRs) ou Dispositivos Elétricos Inteligentes (DEIs) e os conecta a sensores por meio de uma rede de comunicações.

Todas essas tecnologias estão fazendo com que os dados do campo sejam mais acessíveis e confiáveis do que nunca, ajudando os gestores da rede a tomar decisões mais inteligentes se fundamentadas. Desta forma, as empresas de serviços públicos agora possuem um conjunto de ferramentas para:

– Aumentar a visibilidade sobre as redes de medição e elétrica;

– Reduzir e encurtar os cortes;

– Reduzir o pico de consumo mudando as cargas de demanda;

– Otimizar a geração e distribuição de eletricidade, ajudando a reduzir as pegadas de carbono;

– Reduzir os custos de manutenção.

 

Faça o download do nosso documento técnico: Clique Aqui. 

Contato: Departamento Comercial
E-mail: [email protected]
Telefone: +55 (43) 3374-3874
Site: www.onixtec.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/onixtecbrasil
Facebook: https://www.facebook.com/onixtecbrasil
Twitter: https://twitter.com/OnixTecBR
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/onixtec
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCTPxQKw0TqbmWRu7d3PDABA