Opinião

Artigo: Os desafios na gestão de conflitos socioambientais

O crescimento sustentável de empresas com grandes empreendimentos eólicos está diretamente alinhado ao trabalho desenvolvido junto às comunidades que residem nas proximidades de seus parques

Por Lívia Regina de Almeida Carvalho Neves

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A implantação de um grande empreendimento de geração eólica vai muito além do estudo do potencial dos ventos, definição do arrendamento adequado, elaboração de pesquisas e relatórios de impacto ambiental, obtenção de licenças e outras obrigações legais.

Para um projeto deste tipo realmente se tornar um case de sucesso, é necessário investir no gerenciamento de conflitos socioambientais, pois o crescimento sustentável da empresa está diretamente alinhado ao trabalho desenvolvido junto às comunidades que residem nas proximidades de seus parques e complexos.

Participei do início da implementação do Complexo Eólico Morrinhos, localizado em Campo Formoso, na Bahia. Na época, a comunidade foi muito reativa quanto à chegada da Atlantic Energias Renováveis. Havia forte hesitação, pois eles não sabiam quais impactos as obras trariam à comunidade. Então a empresa realizou diversas reuniões com membros de cada comunidade, para reforçar seu comprometimento em sanar qualquer impacto negativo e apresentar projetos e ações relevantes para as pessoas.

A partir disso, a empresa estabeleceu um vínculo de confiança com a comunidade. Desde o início da implantação do Complexo Eólico Morrinhos, ajudamos a gerar novos postos de trabalho, formados em sua maioria por pessoas da região. Também desenvolvemos programas socioambientais como o Programa de Educação para a Saúde, que promove atividades educativas e preventivas, o Programa de Educação Ambiental, através do qual estimulamos a formação de consciência ecológica, e o Programa de Valorização histórica,no qual a Atlantic busca preservar a memória coletiva das comunidades próximas aos seus empreendimentos.

Todos os programas são trabalhados ponto a ponto a partir do know-how da empresa para criar essa relação de confiança. Criamos também Comissão de Acompanhamento, grupo formado por lideranças comunitárias para estreitar a comunicação entre a Atlantic e as comunidades.  Essa troca de ideias fortalece ainda mais a relação e fomenta a construção de programas mais assertivos.

Promover essa confiabilidade entre comunidade e empresa é o papel do gerenciamento de conflitos socioambientais que, por sua importância, está presente em todas as fases dos nossos empreendimentos. Desta forma, caminhamos em direção a um país mais desenvolvido e sustentável nas esferas econômica e socioambiental.

Lidiane Paula Deoti é gerente de Sustentabilidade da Atlantic Energias Renováveis, empresa que atua no desenvolvimento, implantação e operação de projetos de geração elétrica provenientes de fontes renováveis em seis estados brasileiros.

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